Vice-governador e secretário detalham Plano de Segurança do RN

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, detalhou junto do secretário de Defesa Social e Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, nesta sexta-feira, 26, durante reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), o Plano de Segurança do estado. Integração das forças policiais e uso de tecnologia para monitoramento por imagens estão entre os recursos com os quais o governo pretende tornar mais eficiente a segurança no RN.

Na ocasião, o coronel Araújo, anunciou que serão instaladas, em Natal, 160 câmeras de reconhecimento facial, semelhantes às que passaram a ser usadas no patrulhamento ostensivo no Rio de Janeiro. Essa instalação vai ser financiada, segundo o secretário, em um projeto com apoio do Banco Mundial.

“Esses equipamentos estarão em áreas comerciais e pontos com expressivo fluxo e turísticos”, disse o secretário, quando informou sobre no projeto para monitorar de áreas da cidade com câmaras de reconhecimento facial. Coronel Araújo explicou também que isso vai aperfeiçoar o trabalho feito hoje pelo Centro Integrado de Operações da Polícia Militar.

Atualmente, os equipamentos estão em locais próximos de estabelecimentos comerciais e foram instaladas por empresas que, por intermédio de convênio, interligaram ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Embora as imagens estejam disponíveis não é possível o acompanhamento online de todas as câmaras. Com o novo equipamento, esse acompanhamento será em “tempo real”, com possibilidade de identificação em tempo real de suspeitos.

Para o vice-governador, Antenor Roberto, estes são exemplos de iniciativas que melhorem a capacidade de atuação das forças de segurança pública. “O desafio é esta integração”, afirmou o vice-governador, aos empresários do setor industrial que participaram da reunião.

Esta é uma das diretrizes do plano de segurança que está em elaboração no governo. Segundo Antenor Roberto, o plano foi discutido inicialmente entre gestores da segurança pública estadual e agora está sendo levado às entidades que representam setores da sociedade.

O presidente da Fiern, Amaro Sales, lembrou que, no início de julho, uma cópia do plano foi entregue á federação pela governadora Fátima Bezerra e, a partir daí, foi marcada a apresentação desta sexta-feira com os demais diretores da instituição. “Há este diálogo que é importante na busca das melhores soluções principalmente em áreas tão importante Estado e o setor produtivo como a segurança”, destacou.

Os empresários tiveram oportunidade de fazer perguntas sobre o plano e possíveis medidas para melhoraria da segurança nas áreas onde estão instaladas indústrias no Estado.

A reunião também teve a participação do secretário de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, comandante do Corpo de Bombeiros, Luiz Monteiro da Silva, demais auxiliares da segurança pública estadual, diretores e gestores da Fiern.

%d blogueiros gostam disto: