Secretaria Estadual de Educação e 8ª DIREC realizam fórum sobre transporte escolar em Angicos

9f320964-d345-4678-9220-80ba3b594163

17619743_1327513004001024_1233981787_nA 8ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) junto a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC-RN) com a coordenação da Comissão Permanente de Acompanhamento e Fiscalização do Transporte Escolar foi realizado na tarde desta terça feira, dia 28 de março nas dependências do auditório central do Campus da Ufersa em Angicos o fórum de discussão sobre o Programa Estadual de Transporte Escolar (Petern).

Entre os temas propostos para a discussão tivemos:  a adesão do programa, termo de cessão de uso dos ônibus e/ou renovação, contrapartida da prefeitura com o transporte escolar, benefícios cedidos aos municípios, repasse de recursos financeiros, valor de repasse, fiscalização, adesão do PETERN 2016, meta da adesão ao PETERN 2017, equipe técnica, contatos, slides com fotos dos ônibus, gráficos, mapa interativo.

A programação ainda contemplou a mostragem do Petern na plataforma do Sigeduc, feita pela coordenadora de Processamento de Dados da SEEC, Ana Paula Flor.

O encontro teve como público alvo gestores, diretores e técnicos das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direcs), além de secretários municipais de Cidades da Região Central do Estado. Na oportunidade também foram apresentadas as etapas do programa que serão executadas neste ano nas escolas da rede estadual.

A mesa do fórum foi composta pelas seguintes autoridades; Áurea Celeste – Membro da Comissão do Transporte Escolar responsável pela 8ª Dired, Vanuzia Gonçalves, Diretora da E. E. Profª Francisca Alves de Fernando Pedroza, a secretária de Educação do município de Angicos, Francisca Ramos, Sônia Pereira, Chefe da 8ª Dired de Angicos, o Prefeito Municipal Deusdete Gomes [PSDB], o Presidente da Câmara Municipal, Cloves Tiburcio [PSDB], Socorro Aguiar – Chefe de Gabinete e Presidente da CPATE-RN (Comissão Permanente de Acompanhamento e Fiscalização do Transporte Escolar do RN), Irene Martins, Secretária de Educação do município de Lajes e Gilma Costa – Técnica de Transporte Escolar da 8ª Dired.

Ao final do evento, encerradas as discussões e postas opiniões e alternativas para melhorias no transporte escolar, ficaram definidas as seguintes metas a serem alcançadas: 

* O cumprimento dos 210 dias, sendo 200 dias letivos e 10 dias p atividades extraclasse
* Pagamento dos motoristas
* Manutenção dos ônibus
*Conscientizar os alunos do bem público, onde o maior beneficiários são os próprios alunos
* Conscientizar a comunidade escolar com o zelo com o patrimônio público, onde o maior beneficiários são os alunos
* Aumento de 50% do valor da per capta
* Antecipação do repasse dos recursos para o mês de fevereiro
* A finalização dos repasses financeiros para o mês de outubro.

De acordo com os dirigentes da 8ª Direc em Angicos o evento foi de grande proveito e serviu para dirimir duvidas concernentes as responsabilidades de municípios e o estado quanto ao transporte de alunos. “Ficamos satisfeitos com a participação dos representantes das cidades que são jurisdicionadas a esta regional de educação”, enfatizou a chefe da 8ª Direc em Angicos a Sônia Maria Pereira.    

Informações: Assecom – 8ª DIREC em Angicos.

Fotos: Marilia Trindade.