Santana do Matos: MPRN e Prefeitura firmam acordo para regularizar transporte escolar

O Ministério Público do RN (MPRN) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Santana do Matos, região Sertão/Central potiguar, para sanar irregularidades constatadas relacionadas quanto ao transporte escolar que atende os estudantes da localidade.

Assim, o município assumiu a obrigação de, no prazo de 30 dias, regularizar o serviço de forma que todos os alunos que dele necessitem sejam atendidos, independentemente da comunidade rural onde residam.

A informação é publicada através da página eletrônica do MPRN na internet.

É proibido que transportem alunos em pé e prática de carona a crianças e adolescentes que não sejam estudantes.

Outras medidas que deverão ser implementadas pelo município abrangem a regularização de todos os veículos utilizados no transporte escolar e a manutenção periódica, a cada seis meses, em cada um dos veículos da frota.

Além disso, apenas motoristas habilitados na categoria correspondente ao veículo transportado e que possuam o curso específico exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) devem ser mantidos.

E o número total de motoristas terá que ser igual ao de veículos utilizados, ficando vedada a utilização de motorista não habilitado ou não capacitado e do mesmo motorista para veículos diversos.

O descumprimento de quaisquer das obrigações assumidas sujeitará o município ao pagamento de multa, a ser revertida para o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, no valor de R$ 1 mil por dia de atraso – todas contadas a partir do término do prazo de fixado para a implementação de cada responsabilidade assumida.

Blog Pauta Aberta;

%d blogueiros gostam disto: