Rodrigo Maia (DEM) é eleito presidente da Câmara Deputados

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, com 285 votos. Ele venceu o segundo turno disputado com o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que teve 170 votos.
Também foram registrados 5 votos em branco. No total, foram 460 votos.

Maia presidirá a Câmara até o início de fevereiro de 2017, completando o mandato do biênio 2015-2016 devido à renúncia à presidência por parte do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Caso o Senado confirme o afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff, o deputado fluminense passa a ser o segundo na linha sucessória do país.
Em seu primeiro discurso como presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) agradeceu a todos os partidos que o apoiaram, seja desde o primeiro turno ou a partir do segundo turno. Ele citou o nome de vários líderes e deputados que apoiaram sua candidatura desde o primeiro momento ou no segundo turno, no qual disputou o cargo com o deputado Rogério Rosso (PSD-DF).


“Agradeço pela disputa limpa, na política, agradeço à minha família. É difícil falar depois desse momento, sentado nesta cadeira”, afirmou.

Rodrigo Maia ressaltou que terá a oportunidade de presidir a Câmara junto com os outros deputados. “Vamos tentar governar com simplicidade, pacificar esse Plenário. Tem pautas do governo, mas também tem demandas da sociedade”, lembrou.

Perfil
O deputado federal Rodrigo Maia foi eleito em 2014 para o seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Ele já foi líder da bancada do DEM na Câmara por dois anos.
Em 2015, foi presidente e relator da proposta de reforma política. Ele é presidente da Comissão Especial da DRU.
%d blogueiros gostam disto: