Rio Grande do Norte tem quase 3,5 mi de habitantes, aponta estimativa do IBGE

O Rio Grande do Norte tem quase 3,5 milhões de habitantes, segundo estimativa populacional divulgada nesta quarta-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, o Estado tinha 3.479.010 habitantes em 1° de julho de 2018, data de referência do estudo.

Em 2017, estimava-se que o RN tinha 3.507.003 habitantes, mas não é possível cravar que houve diminuição da população, porque a metodologia usada no cálculo mudou este ano. A estimativa do ano passado, segundo o IBGE, deverá ser corrigida até dezembro, o que vai permitir a comparação de um ano para outro.

A mesma estimativa aponta que o Brasil tinha, ao todo, 208,5 milhões de habitantes em 1° de julho. A região Nordeste contém 56,7 milhões, de acordo com a estimativa do IBGE.

Natal, Mossoró e Parnamirim continuam sendo as três cidades potiguares mais populosas. A capital tem 877.640 habitantes, segundo a estimativa. Mossoró chegou a 294.076 e Parnamirim tem 255.793. Viçosa é a menor cidade, com 1.731 habitantes.

A população de São Gonçalo do Amarante, quarta maior cidade do Estado, é considerada de 101.102 habitantes, mas pode ser, na verdade, de 115.464. Isso porque há um processo na Justiça Federal que avalia a qual município pertence uma população residente na divisa com Macaíba.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

As populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios.

%d blogueiros gostam disto: