Professores de redação dão dicas de preparação para reta final do Enem

Resultado de imagem para redação enemAs provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximam, e, para muitos estudantes, a redação é a parte mais difícil da avaliação. Mas o que realmente é importante na hora de escrever um bom texto?

Segundo a professora de língua portuguesa do curso Ciências Aplicadas Clarissa Maranhão, é preciso prática. “É necessário ir verificando em quais competências da prova se tem mais limitações e ajustar isso a partir da prática. Esse preparo envolve também conhecer tecnicamente a prova e seu perfil de avaliação”, explica a professora.

Ela diz que um dos deslizes mais frequentes dos candidatos é a falta de uma boa ideia de recorte temático, esquecendo do enfoque pedido pela prova. A docente também destaca a importância de se obedecer aos limites estruturais do texto dissertativo. O objetivo é impedir marcas de pessoalidade. “Não basta mostrar que o problema existe, é preciso analisá-lo criticamente”, frisou.

Sobre a possibilidade de temas, Clarissa conta que, das últimas cinco provas de redação do exame, quatro tinham como tema um problema social persistente no Brasil. Segundo a professora, é preciso resgatar conhecimento de outras áreas do conhecimento, como história, sociologia, literatura, associando-as de maneira pertinente e produtiva ao tema solicitado.

O professor de português Mário Vitor, do Over Colégio e Curso, aposta em cinco temas para a redação desse ano. “A população de rua no Brasil; o trabalho análogo ao de escravo e suas consequências; a nova terceira idade brasileira e os desafios encontrados pelo idoso; a educação sexual e os desafios de uma sociedade que não é educada a tal ponto; e a diversidade da beleza”, declarou.

Ainda de acordo com o professor, não é recomendado que o candidato construa frases na primeira pessoa, como também se deve evitar fazer perguntas ao longo do texto como forma de dialogar com o leitor.

A redação será aplicada no primeiro dia do exame, no domingo, 4 de novembro, juntamente com a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas.

Portal Agora RN;

%d blogueiros gostam disto: