Pré-selecionados no ProUni têm até 23 de julho para comprovar informações nas universidades

Resultado de imagem para prouni 2018A lista de aprovados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni), para o segundo semestre do ano já foi divulgada, e agora, os candidatos pré-selecionados têm até 23 de julho, próxima segunda-feira, para comprovar as informações junto às universidades.

O ProUni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, de 50%, em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

A informação é de Cíntia Moreira, repórter da Agência do Rádio.

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Já para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

A renda é calculada da seguinte forma: soma-se a renda bruta mensal dos componentes do grupo familiar e divide-se o total pelo número de pessoas que formam o grupo.

Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante pode concorrer à bolsa integral.

Se o resultado for maior que um salário mínimo e meio, porém menor ou igual a três salários mínimos, o estudante pode concorrer a uma bolsa parcial de 50%.

O ProUni também reserva bolsas para pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.

O percentual de bolsas destinadas a cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada unidade da Federação, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do ProUni.

É importante que o aluno verifique na instituição de ensino os horários e o local de comparecimento para comprovar essas informações.

A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação do candidato.

E quem não for selecionado nessa etapa pode entrar na lista de espera, que vai ficar aberta entre 30 e 31 de julho.

Para mais informações, acesse o portal virtual www.siteprouni.mec.gov.br.

%d blogueiros gostam disto: