Missa da ceia do senhor e lava pés abrem celebrações do Tríduo da semana santa em Angicos

d428efb1-b646-43b0-ba35-8b01799bca6efb116053-838b-4d66-90a3-260c9583edafea806220-8fc9-48de-81d3-a71ad238baaeConhecida popularmente como missa do lava pés, onde o ato de lavar os pés de homens simboliza o ato de humildade e despojamento de Jesus Cristo que, segundo a bíblia sagrada após ceiar com os seus 12 discípulos  lavou os pés destes quando já estava ciente que seria morto e crucificado em cruz  deu inicio as celebrações do chamado tríduo pascal na Paróquia de São José dos Angicos.

O tríduo pascal é uma sequência de três ritos sendo eles, a paixão, morte e a ressurreição de cristo que é celebrada no domingo de páscoa.

Na noite desta quinta feira santa para os católicos foi celebrada a missa da ceia do senhor abrindo esta sequência de ritos. A celebração aconteceu na Igreja Matriz de São José dos Angicos e foi presidida pelo Pároco Severino Neto.

Após a celebração da ceia do senhor e do lava pés a igreja católica entrou numa espécie de luto, aonde nesta sexta feira chamada da paixão às 15 horas na Igreja Matriz de São José será efetuado o rito de adoração da santa cruz e não se celebra missas em nenhuma parte do mundo, numa ação de respeito profundo pelo dia em que simboliza a paixão e morte de cristo.

Em seguida o templo católico permanecerá fechado para celebrações até a noite do sábado onde os católicos às 23 horas celebrarão a vigília pascal quando aguardam para celebrar com júbilo no domingo de páscoa a ressurreição do cristo morto na cruz do calvário para nos redimir dos nossos pecados.

%d blogueiros gostam disto: