Manifestantes fazem atos pelo Brasil no dia do julgamento do recurso de Lula no TRF-4

protesto-2-Manifestantes realizam atos pelo Brasil diversas cidades do país nesta quarta-feira (24), dia do julgamento do recurso ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. O G1 transmite ao vivo o julgamento. Assista.

Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, responsável pelos processo da Lava Jato na primeira instância. O ex-presidente recorre em liberdade da sentença de 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A defesa nega as acusações e pede ao TRF-4 a absolvição do ex-presidente. Já o Ministério Público Federal (MPF) pede o aumento da pena de Lula.

Os atos foram registrados em ao menos 22 estados e no Distrito Federal: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Integrantes de movimentos sociais que apoiam o Lula se deslocavam pelas ruas de Porto Alegre desde o começo da manhã. Segundo os organizadores, são cerca de 30 mil pessoas no entorno da área liberada aos manifestantes. A Brigada Militar (BM) não fará estimativa de público.

Grupos estão concentrados em uma área que fica a cerca de um quilômetro do tribunal. Alguns manifestantes fazem vigília próximo da Rótula das Cuias, nas mediações do TRF-4. Outro gupo de manifestantes ocupa a Av. Edvaldo Pereira Paiva.

Os movimentos contrários ao ex-presidente estão previstos para o Parque Moinhos de Vento pela tarde. Na terça-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou no Centro de Porto Alegre em um palanque montado na Esquina Democrática. Segundo os organizadores do ato, havia cerca de 70 mil pessoas assistindo – a Brigada Militar não informou estimativa.

Fonte: G1.com

%d blogueiros gostam disto: