InterTV promove o último debate entre os candidatos ao governo do RN

Cinco candidatos ao governo do Rio Grande do Norte participam nesta terça-feira, 2, do último debate entre os concorrentes ao executivo Estadual. O encontro é promovido pela Inter TV (Rede Globo) e a transmissão será iniciada a partir das 22h.

Participam Brenno Queiroga (Solidariedade), Carlos Eduardo (PDT), Fátima Bezerra (PT), Professor Carlos Alberto (PSOL) e Robinson Faria (PSD). O programa terá, ao todo, quatro blocos.

O debate é a última oportunidade para que os eleitores tenham acesso às proposições e estratégias dos candidatos. No entanto, segundo o cientista político Homero Costa, a influência dos enfrentamentos televisivos na decisão do voto é cada vez menor.

“Os debates na televisão e a própria propaganda eleitoral no rádio e televisão não têm sido tão decisiva como se esperava. E por uma razão: a decisão do voto é muito mais complexa. São vários fatores que definem o voto e este apenas um deles”, justifica o cientista.

Segundo o Homero Costa, as questões religiosas, relações interpessoais, indicações de amigos ou parentes e a simpatia por um determinado candidato, por exemplo, são os pontos mais considerados na hora da escolha do voto. “Voto partidário, programático e ideológico são poucos”, aponta.

Para o especialista, o programa pode servir para definir o voto de indecisos. “Para quem já decidiu o voto certamente não terá nenhuma importância. Vai assistir, se o fizer, torcendo pelo bom desempenho do seu candidato, mas pode convencer indecisos que até o momento, que é o número muito expressivo do eleitorado”, diz.

O debate entre candidatos será mediado pelo jornalista Ari Peixoto. O enfrentamento acontece nos estúdios da emissora em Natal. O programa também será transmitido pelo site G1.

Portal Agora RN;

%d blogueiros gostam disto: