Homem é diagnosticado com sarampo em Natal; caso é o primeiro em 19 anos na cidade

Sarampo pode ser prevenido com vacina — Foto:  Foto: Cristine Rochol/PMPAUm homem em Natal – que não teve o nome revelado – foi diagnosticado com sarampo, segundo informação confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta sexta-feira (26). De acordo com a pasta, esse é o primeiro registro da doença em 19 anos na capital potiguar.

O rapaz, que é morador de Natal, viajou para São Paulo e retornou à cidade com os sintomas do sarampo. Ele procurou atendimento médico e foi constatada a doença.

Em nota, a Secretaria de Saúde, que confirmou o caso, disse que após a constatação da doença enviou equipes para o “bloqueio vacinal” – que consiste na imunização de pessoas que tiveram ou poderiam ter algum tipo de contato com o paciente. O bloqueio vacinal é a forma sugerida pelo Manual da Vigilância do Ministério da Saúde para evitar a proliferação da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comunicou que vai realizar uma coletiva na manhã de segunda-feira (29) para comentar o caso.

Os casos de Sarampo tiveram aumento em alguns estados do Brasil. O balanço epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde no dia 1 de julho apontou 142 casos da doença no país. Em março, o Brasil perdeu o certificado de erradicação da doença concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

G1.RN

%d blogueiros gostam disto: