Gestão de Saúde em Angicos: 4 anos de trabalho sério, voltado para a população que rendeu bons frutos para o povo e para a nova gestão

jocileneForam 4 anos que a Senhora Jocilene Ovídio Martins Chimbinha, conhecida carinhosamente como “Preta” esteve a frente da Secretária Municipal de Saúde de Angicos. Junto aos seus auxiliares como o Coordenador Administrativo Jociel Andrade, entre outros, a mesma sempre buscou realizar um trabalho com a seriedade que a pasta requer, buscando cuidar da saúde dos angicanos os respeitando, oferecendo condições de trabalho dignas aos funcionários da pasta, e por fim, realizando investimentos de ordem estrutural na secretaria municipal como também nos postos do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF).    

Toda esta seriedade e a busca de fazer sempre o melhor pelo povo angicano rendeu bons frutos, tanto para a população angicana como também para a nova gestão municipal que assume neste dia 1º de Janeiro de 2017.

ESTRUTURAÇÃO E INFORMATIZAÇÃO DA SAÚDE

Com a preocupação de sempre investir de forma correta os recursos que foram contraídos junto ao governo federal foi uma preocupação constante da Secretária de Saúde de Angicos Jocilene Ovídio.

Recentemente com os recursos angariados junto ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) a foram adquiridos 12 novos computadores para informatização total do atendimento nos postos de saúde da zona urbana de Angicos. Cada unidade de saúde contará com um computador de mesa para o atendimento de Médicos, Enfermeiros e Dentistas, servindo ainda para o processo de implantação do prontuário eletrônico que é uma exigência do Ministério da Saúde.  

A Secretária de Saúde recentemente fez a entrega destes computadores que ficarão a disposição da nova gestão para que sejam instalados nas unidades de saúde básicas da cidade (UBS).

Foi compro ainda um gabinete odontológico completo e instalado no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, cujo mesmo servirá para atendimento dos angicanos advindos da zona rural do nosso município.  

Em relação ao programa academia popular pertencente ao Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) que proporcionava através de um educador físico graduado atividades físicas gratuitas a população angicana em praça pública foram adquiridos novos equipamentos como: steps, que ficarão também a disposição da nova gestão para que sejam utilizados.  

Em relação ao Programa Farmácia Básica que distribui medicação gratuita aos angicanos através do Sistema Hórus, que é o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica foram adquiridos uma grande quantidade de medicamentos, ou seja, a Secretária de Saúde Jocilene Ovídio deixa para a nova gestão a farmácia do município que funciona no prédio da Secretaria de Saúde totalmente abastecida, além de totalmente informatizada graças à aquisição de novos computadores e uma impressora de última geração que facilitará e agilizará o atendimento a população angicana.img_20161228_113924981

img_20161228_115033083

img_20161228_101003478

img_20161228_101342520

img_20161228_154112188

img_20161228_154132034

img_20161229_110926348

img_20161229_110945412

img_20161229_111024723

img_20161229_111047156

Por fim a Secretária Municipal de Saúde Jocilene Ovídio e sua equipe estão deixando uma serie de novos equipamentos e peças logísticas que servirão para a utilização da nova gestão de saúde. Vale salientar que todos estes equipamentos são novos e estão todos embalados prontos para serem instalados.

A lista de todos estes equipamentos adquiridos segue nesta matéria via print.    digitalizar0003

VALORIZAÇÃO DO FUNCIONALISMO

Numa demonstração latente de respeito aos funcionários de pasta de saúde do município no que tange aos seus direitos salariais, a Secretária de Saúde Jocilene Ovídio buscou pagar em dia o 13º salario, quitado nos dias 20 e 21 de dezembro, o salario do mês de dezembro que fora pago no dia 29 deste mês, a gratificação que os profissionais que trabalham nas equipes de saúde da família tem direito, chamada de PMAQ também foi paga no dia 30, e por fim, os agentes comunitários de saúde foram comtemplados com um incentivo advindo do governo federal no valor de 1.014 reais para cada um dos 29 profissionais que prestam seus serviços em nossa cidade.    

RECURSOS FINANCEIROS EM CAIXA

Demonstrando ainda competência para gerenciar os recursos financeiros que são recebidos junto ao Ministério da Saúde e a emendas de Deputados Federais e Senadores a Secretaria Municipal de Saúde Jocilene Ovídio está deixando em caixa para a nova gestão um total de R$ 373. 764,84.

Parte destes recursos seriam utilizados para a compra de uma nova ambulância para servir ao município de Angicos, no entanto devido a demora que se teria para a realização de processo licitatório não houve tempo hábil para tal empreitada e a Secretária de Saúde Jocilene está deixando este montante em caixa para que ano anova gestão utilize de forma que venha a beneficiar a saúde dos angicanos.

Portanto amigos leitores todas estas realizações que acabamos de mencionar mostra a dimensão do trabalho sério que foi realizado durante os 4 anos de gestão da saúde no município de Angicos pela Senhora Secretária Jocilene Ovidio.

Um trabalho que realmente rendeu frutos aos angicanos e que graças a competência desta gestora e de sua equipe ainda rendeu frutos benéficos para a nova gestão que assumirá a partir deste dia 1º de Janeiro de 2017.