Força Nacional chega a Natal para reforçar segurança pública

Homens da Força Nacional desembarcaram em Natal na noite desta segunda-feira (12) para auxiliar na segurança pública do Rio Grande do Norte. O Ministério da Justiça não divulga o contingente enviado para a capital potiguar, mas, de acordo com o governador Robinson Faria, 116 homens vão atuar no estado.

A secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, afirmou que o governo solicitou o apoio da Força Nacional “para garantir o cumprimento da meta de instalação de bloqueadores de celulares nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte”. No Instagram, o governador Robinson Faria postou que a Força Nacional viria para “para reforçar o policiamento e fortalecer a segurança pública, junto das nossas polícias”.


O primeiro bloqueador foi instalado na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), em 28 de julho. No dia seguinte teve início uma série de ataques a várias cidades do estado. ônibus, prédios públicos e postos policiais eram os principais alvos. O governo do estado apontou a instalação do bloqueador de celulares no PEP como o motivo dos atentados. Foram mais de 100 ataques em 37 cidades do RN.
O governador solicitou apoio do Exército para conter a onda de ataques e 1.200 militares foram enviados ao estado e começaram a atuar no dia 3 de agosto. As Forças Armadaspermaneceram no estado até o dia 24 de agosto.
Força Nacional atua em situações de crise

A Força Nacional de Segurança foi criada em 2004 para atuar em situações de crise e emergência. Todos os estados cedem policiais militares e civis, bombeiros e peritos para compor o efetivo. Em troca, os governadores podem solicitar a presença da força quando acharem necessário.
%d blogueiros gostam disto: