Emanuel Pinheiro (PMDB) é eleito prefeito de Cuiabá (MT)

2f7y9yq5bw_18jnz1ou20_file

Emanuel Pinheiro (PMDB) foi eleito prefeito de Cuiabá (MT) com 60,4% dos votos. O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) ficou com 39,5% dos votos.

A diferença de votos foi de cerca de 50 mil votos. Nulos foram 11% e brancos cerca de 4%. 

Da coligação “Um novo prefeito para uma nova Cuiabá”, outro que está com mandato em curso na Assembleia Legislativa do estado é o deputado Emanuel Pinheiro. O peemedebista já disputou o comando do Executivo local em 2000 e tenta pela segunda vez assumir o cargo de prefeito. O candidato é natural de Cuiabá, tem 51 anos, e é advogado. Emanuel Pinheiro foi duas vezes vereador por Cuiabá e está no quarto mandato de deputado estadual. Foi presidente da comissão permanente do Poder Legislativo e secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) de Cuiabá. Pinheiro faz chapa com o candidato a vice-prefeito Niuan Ribeiro (PTB). No primeiro turno dessas eleições, o candidato obteve 98.051 votos, o que representa 34,15% dos votos válidos.

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB), eleito em 2014, é atual líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Formado em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), o candidato tem 55 anos e é natural de Dracena, São Paulo. Concorre pela coligação Dante de Oliveira, que reúne doze partidos. Seu vice é Leonardo de Oliveira, do PSB. Wilson exerceu mandato de prefeito de Cuiabá de 2005 a 2010 e já foi também vereador e deputado federal. No primeiro turno dessas eleições, o candidato obteve 81.531 votos, o que representa 28,40% dos votos válidos.