Em Angicos: Escola Plenitude dá inicio aos trabalho com projetos pedagógicos em 2019

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036084c9-dfa2-4fa6-a07d-9186acbd29bfNa última sexta-feira, 08 de Março, o Plenitude Complexo Educacional deu início aos Projetos de trabalhos pedagógicos 2019. Os projetos iniciam no mês de março e finalizam no mês de novembro com uma grande culminância.

Cada ano a escola investe em uma temática possibilitando aos educandos e educadores conhecimentos que não são da rotina diária. Traz informações novas e instiga buscar, investigar, querer saber mais sobre cada atividade desenvolvida.

O tema a ser desenvolvido ao longo deste ano é um presente para todos os envolvidos. Visto que se trata do CORDEL, uma literatura que encanta a todos nós nordestinos com sua simplicidade. O gênero “Literatura de Cordel” expressa em seus versos, traços marcantes da diversidade cultural presente na sociedade brasileira.

De certa forma, fazer a abertura dos projetos no dia 8 de março já foi algo bem pensado e planejado, o intuito era homenagear todas as mulheres de forma especial. Contudo, os noticiários evidenciam histórias que entristecem a sociedade e nós como responsáveis e educadores das crianças queremos incentivar e mostrar a importância da mulher e de suas escolhas no mundo. Assim, os professores do Plenitude declamaram cordéis, destacando um singelo cordel de autoria da professora Francisca Rairia e um cordel musicado da professora Cleilma.

O Cordel, forma tradicional de nossa literatura popular é escrito para ser lido e cantado. Feito em versos com vocabulário acessível e estrutura rítmica cativante a história corre como uma canção sempre bonita. A literatura no infantil ou no ensino fundamental, é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

Portanto a proposta dos Projetos é ultrapassar os limites da sala de aula, proporcionando momentos de conversas e interação com os familiares e a comunidade. Todos os projetos, do Infantil ao fundamental II, fundamentam-se na proposta da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) cuja finalidade é determinar as habilidades e as aprendizagens essenciais para que todos os alunos se desenvolvam durante cada etapa da educação básica.

Nestes segmentos, são propostos conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas, que são fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade justa e democrática.

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