Campanha de vacinação contra sarampo começa nesta segunda (7) e espera imunizar 58 mil potiguares

Campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira (7) — Foto: Luiz Alves/Prefeitura de CuiabáComeça nesta segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação Contra Sarampo, que, neste ano, terá duas etapas diferentes, voltadas para duas faixas etárias. No Rio Grande do Norte, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a expectativa é imunizar cerca de 58 mil pessoas. “O foco é no público que está com a situação vacinação desatualizada”, explica Katiúcia Roseli, responsável técnica do Programa Estadual de Imunizações, da pasta.

A primeira fase, que segue até 25 de outubro com o Dia D acontecendo dia 19, é voltada para as crianças com idade entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias. Já na segunda etapa, que ocorre entre 18 e 30 de novembro, o foco será a população com idade entre 20 e 29 anos. A população dos 167 municípios potiguares que se enquadram nesses grupos devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima.

“O ideal é que todos os pais levem seus filhos. Mesmo que o profissional veja na carteirinha que a criança está vacinada contra sarampo, pode atualizar aplicar outras vacinas que estejam faltando”, explicou.

A campanha nacional não é voltada para doses extras, mas sim para aquelas pessoas que ainda não se imunizaram contra o sarampo.

“A campanha é de intensificação. Isso significa que não há dose extra. O objetivo é a busca daqueles não vacinados para atualização do cartão. É imprescindível o cartão no momento da vacinação”, destacou Aline Delgado, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

Atualmente, a capital conta com 70 salas de vacinas espalhadas pelas quatro regiões da cidade. Lembrando que o popular pode buscar qualquer unidade de saúde para se imunizar, mesmo que não seja da área onde reside.

%d blogueiros gostam disto: