Caern anuncia suspensão do abastecimento de água em 10 cidades e 6 comunidades do RN

Nove cidades do Rio Grande do Norte terão paradas programadas no abastecimento de água na próxima terça-feira (26). Outras duas também terão fornecimento paralisado na quarta-feira (27). Em todos os casos, a medida será necessária para realização de serviços de manutenção nas adutoras que abastecem os municípios.

As informações são da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O município que passará mais tempo sem água é Apodi, cuja previsão é de que o serviço dure da quarta-feira (27) até a sexta-feira (29).

Em todos os casos, a companhia informa que a população deve se programar para passar o período sem o fornecimento da rede pública. 

O primeiro caso é a parada programada na adutora Sertão Central Cabugi, às 7h30 da terça-feira (26). As cidades de Angicos, Fernando Pedrosa, Lajes, Pedro Avelino, Caiçara, Pedra Preta, Jardim de Angicos Riachuelo e a comunidade de Cachoeira do Sapo terão suspensão do abastecimento.

A previsão é de que o serviço seja concluído ainda terça-feira (26), às 19h, quando o sistema adutor será religado. Ainda de acordo com a empresa, serão necessárias 48 horas para a total normalização do sistema, após a religação do mesmo.

“O serviço executado pela equipe da Caern será a melhoria do sistema elétrico e a retirada de vazamentos da tubulação”, informou.

Às 8h quarta-feira (27), a parada ocorre na adutora Macau/Guamaré, que irá receber três ventosas – equipamento que melhoram o fluxo de água dentro da tubulação – e um novo painel elétrico para acionamento dos conjunto motobombas.

O serviço vai afetar Guamaré e as comunidades de Barreiras, Diogo Lopes, Mangue Seco, Umarizeiro e Baixa do Meio, que ficarão sem abastecimento. Conforme a Caern, a previsão de finalização do serviço às 18h da quinta-feira (28) e a total normalização do abastecimento ocorrerá 72 horas após a religação do sistema.

A cidade de Apodi terá interrupção no abastecimento, a partir das 6h da manhã da quarta-feira (27), para que a Caern faça reparos na adutora que abastece a cidade. A previsão é que o sistema seja religado apenas na sexta-feira (29), pela manhã. Após a religação do sistema serão necessárias 72 horas para total normalização do sistema.

Três poços abastecem a cidade de Apodi e estão localizados na zona rural. Uma adutora de 500 milímetros de diâmetros leva a água até a cidade. De acordo com a empresa, a demora deve ocorrer porque a equipe terá que chegar a lugares de difícil acesso com equipamentos pesados.

“Parte da demora na execução do serviço também se deve ao tempo que a adutora demora para esvaziar. Como ela tem grande diâmetro, demora um tempo longo para que os operadores da Companhia possam iniciar o serviço. A equipe também vai aproveitar o tempo de parada para executar outros serviços operacionais no sistema de Apodi”, informou a empresa, em nota.

%d blogueiros gostam disto: